quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A ESTÁTUA


Lembro-me dela andando perdida entre rostos curiosos que bronzeavam seus humores na areia. O medo nos olhos das mães, as crianças apontando e o cansaço mais cansado dos velhos ao vê-la desvairada, tão só em meio a tantos. Outros divertiam-se especulando sobre as razões de sua busca doentia.

A primeira vez que a vi contou-me que passava pelas horas lutando contra fantasmas e terminava os dias abraçando o tédio. Uma noite, entre os barcos, encontrou o menino. Assustado, esquivo e só.

Juntos pintaram arco-íris no teto, escalaram montanhas de sorrisos e fizeram-se dois meninos. Ela acordava cada manhã com gosto de café-com-leite-compartido e dividiam a alegria de serem necessários como dividiam o pão.

Porém, temia perdê-lo. Isto porque o mar tinha para ele um profundo fascínio. Sonhava ser capitão de um grande barco pesqueiro e, entre mímicas e ordens, erguia majestoso o quepe maior que sua cabeça. Ela, diante do artista, esquecia seus medos e sorria.

Um dia chegou e dele achou as sandálias e o quepe sobre as pedras do cais mudo, quase à beira d’água. Ao certo só Deus sabe desse menino que sonhou ser pássaro, barco, azul, mar.

Ela passou a andar pelas praias falando sozinha, procurando um sorriso travesso que foi seu. Depois, cansada e sem consolo, parada em seu próprio tempo, deixava na areia molhada um grande barco onde as sandálias do menino eram proa e popa. Em cima o quepe como um troféu. E lá ficava contando histórias com gosto de mar.

Quando foi embora ninguém percebeu. Ficou essa estátua na pedra, olhando para o mar, como a cuidar de um menino que partiu. A estátua? Ninguém sabe como ou de onde surgiu.

                                                           Cristina Manga
                                                     (in "Alguns Retratos")


2 comentários :

  1. Forte hein? Me emocionei! Claro!
    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Esse conto foi escrito em 1975 como tarefa de um curso de literatura e redação.
    Para sorte minha o professor também gostou muito!
    Bjsss

    ResponderExcluir